Dicas

Recupere o corpo (e a alma) até a Páscoa.

Redação
Escrito por Redação

Atire o primeiro biquíni quem não abusou do sol, da cerveja e dos petiscos à beira da piscina no calor. Agora chegou o outono e é bom a gente recuperar as energias dessa estação tão agitada que foi o verão.

A Cris Senna, atleta de desenvolvedora do Desafio VIP 60 (sim, ela de novo, maravilhosa!) nos deu dicas incríveis pra recuperar a forma até a Páscoa (pra cair de boca no chocolate sem culpa!). Confira:


Aumente seu gasto calórico diário
Para emagrecer, é preciso aumentar o gasto de calorias no dia a dia, e uma das melhores formas para isso é através da atividade física. “Quem não está acostumado a se exercitar pode começar aos poucos. Incluir apenas 12 a 18 minutos de atividades intensas, todos os dias, já pode fazer uma grande diferença no gasto calórico, que irá se refletir na boa forma e na balança”, ensina Cris.
Segundo a atleta, as atividades físicas mais indicadas para quem quer perder peso são os exercícios aeróbicos de alta intensidade. “Combinados com alguns movimentos das artes marciais, como o boxe, o karatê e o muay thai, essas atividades proporcionam um gasto calórico significativo.”


Aposte em uma alimentação regrada
Além da qualidade dos alimentos ingeridos, segundo a especialista, também é importante respeitar os horários ao longo do dia. “Muita gente sai de casa de manhã sem comer nada, e quando chega à noite está com muita fome e acaba comendo muito de uma vez só. Esse hábito é um grande erro, pois leva ao aumento de peso. O correto é apostar em um café da manhã equilibrado, com frutas, sucos naturais e carboidratos complexos, como pães ou cereais integrais”.
Outro erro, segundo ela, é “pular” refeições, como ficar sem almoçar, ou permanecer por muitas horas sem comer nada. “O ideal é comer pequenos lanches a cada 3 horas, como uma fruta ou um iogurte light. Ficar por um longo período sem se alimentar, além de não ajudar a emagrecer, pode engordar, porque o metabolismo desacelera”, alerta.
Ou seja, não basta somente selecionar um cardápio com alimentos saudáveis, é preciso também ter disciplina para se alimentar nos horários certos.


Dê uma “turbinada” no seu metabolismo
Além das atividades físicas e da alimentação equilibrada, alguns truques também ajudam a eliminar os quilos extras. São os chamados alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo, favorecendo o emagrecimento. “Alguns exemplos de termogênicos naturais são o gengibre, o vinagre de maçã, o limão e a pimenta vermelha, que podem ser usados como temperos”, comenta Cris. Certos tipos de chás, como o de hibisco e o chá verde, também têm efeito termogênico e podem ser ingeridos como infusão, de 2 a 3 vezes ao dia, para auxiliar no processo.


Modere o consumo de bebidas alcoólicas
Não é à toa que o álcool é considerado um dos maiores “inimigos” da dieta. “As bebidas alcoólicas, além de serem altamente calóricas, contêm calorias “vazias”, que além de engordarem não possuem nenhum teor nutricional. Além disso, causam inchaço e costumam ser acompanhadas de petiscos com grande quantidade de gordura, como pães, frituras e embutidos”, explica Cris Senna.
Por isso, se a sua meta é chegar à Páscoa com tudo “em cima”, pense duas vezes antes de aderir a aquela cervejinha ou caipirinha gelada no final do dia!


Escolha as guloseimas certas!
Ok, você tomou todos esses cuidados durante as semanas que antecederam a data, conseguiu eliminar o peso que queria, mas agora a Páscoa chegou e você acha que não conseguirá passar o feriado sem comer ao menos um chocolatinho? “É possível degustar algumas guloseimas, de forma moderada, sem comprometer todo o esforço que foi feito para entrar em forma. Um dos principais segredos para isso é saber escolher bem o tipo de chocolate que irá comer”, explica Cris.
Uma das dicas é optar pelo chocolate preto, que é considerado mais saudável que o branco. “O chocolate branco tem teor de gordura mais elevado, por isso é recomendado evitar. O tipo mais indicado para quem se preocupa com a saúde e a boa forma é o meio-amargo, que é menos calórico e possui propriedades antioxidantes”, indica Cris.
Mas, lembre-se: qualquer chocolate possui muitas calorias, por isso, nada de devorar um ovo de Páscoa inteiro ou uma caixa de bombons. “Moderação acima de tudo, essa é a maior dica para manter a forma, seja qual for a data”, diz Cris.

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