Cuidados

Manchas brancas nas unhas

Escrito por Priscila Carriel


Esses dias apareceu uma manchinha branca na minha unha e me deu curiosidade de saber o porque ela surge, já que há alguns anos atrás eu tinha várias e minha avó vivia dizendo que era sinal que eu iria ganhar presentes hahaha (a avó de mais alguém já disse isso?), resolvi pesquisar um pouco mais sobre o assunto e vou contar para vocês o que descobri:

Existem vários de mitos sobre o aparecimento espontâneo de manchas brancas nas unhas: presentes que estão por vir, falta de nutrientes, comer maionese demais, falta de cálcio no organismo e por aí vai!
Mas na verdade o termo médico que define as tais manchinhas se chama LEUCONÍQUIA, e o surgimento se dá como o resultado de “micro-quebradinhos” que acontecem na base da unha (matriz), que favorecem a formação de pequenas bolsas de ar que dão origem as manchas brancas.
 Minhas unhas com um “presentinho” hehehe

Mas é importante saber que existem condições do nosso dia a dia que tornam as unhas mais frágeis e, portanto, mais suscetíveis ao aparecimento dessas manchas: contato com água quente, o uso frequente de produtos químicos agressivos, como os de limpeza, o uso da unha como alavanca para abrir recipientes por exemplo.

As manchas brancas causadas por atrito e choque não requerem a ajuda de um dermatologista, pois, como a unha cresce  as manchas vão saindo devagar. É bem verdade que muitos especialistas consideram a má alimentação como umas das causas, Já que a falta de nutrientes (principalmente aqueles ligados ao crescimento das unhas) torna-as mais frágeis e assim mais suscetíveis as manchas brancas.

Então a dica é que se você tem muitas manchas na unha que procure um médico para saber melhor a causa do aparecimento das manchas.

Hoje não tivemos esmaltes mas eu espero que o post tenha sido útil 😉

Beijos

Sobre o autor

Priscila Carriel

Comentários