Cuidados

Dermatologista fala sobre produtos e tratamentos permitidos durante a gestação.

Redação
Escrito por Redação

Catarine Padoveze detalha substâncias nocivas, tratamentos permitidos e cuidados indicados ao longo da gravidez.

A gestação é um momento muito especial recheado de alegrias para a mulher, mas é preciso haver certos cuidados com os produtos cosméticos que podem ou não ser utilizados durante a gravidez.

Segundo a dermatologista Catarine Padoveze, o corpo da mulher passa por uma série de alterações ao longo da gestação. As mudanças mais comuns são o aparecimento de manchas e acne.

Catarine explica que a gestante pode fazer tratamentos para clarear a pele durante a gestação, porém nem todos os produtos estão liberados neste período. Por isso, afirma que o ideal é procurar um dermatologista para que ele realize uma avaliação e consequentemente elabore o melhor tratamento. Ainda assim, a dermatologista destaca que o importante é a prevenção: “O mais importante é nunca dispensar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado pelo menos 3 vezes ao dia”.

No que diz respeito ao tratamento de acne, Catarine destaca que dentre os ativos não recomendados, estão alguns dos mais usados contra espinhas. É o caso da isotretinoína e do ácido retinoico. Estão também nessa lista o ácido glicólico, encontrado em altas concentrações em produtos tópicos e em alguns antibióticos via oral. A dermatologista afirma porém que existem alternativas, como o ácido azelaico e o peróxido de benzoíla: “O ácido azelaico é um ativo mais suave no combate à acne, mas que também pode ser útil como clareador de manchas. Isso pode ser interessante, pois as gestantes têm tendência a desenvolver manchas escurecidas na pele”. Catarine explica que o peróxido de benzoíla é mais potente, mas pode deixar a pele sensível no início do tratamento.

Entretanto, a dermatologista afirma que existem medidas que podem ajudar a prevenir danos causados à pele durante a gravidez:

– Lave seu rosto com água fria ou morna duas vezes ao dia. Sabonetes à base de enxofre são permitidos e podem ser úteis no controle da oleosidade.

– Use um filtro solar em gel ou loção oil free, com FPS 30 ou mais, anti UVA e UVB.

– Se você gosta de maquiagem, use uma apropriada para peles oleosas e com tendência a acne.

 

Catarine indica os tratamentos que podem ser realizados durante a gestação:

– Limpeza de pele: Algumas mulheres notam um aumento da oleosidade da pele e surgimento de acne, principalmente no primeiro trimestre. A limpeza de pele não apresenta contraindicação para gestantes, a não ser quanto ao uso de alguns ácidos.

– Drenagem Linfática: Para as gestantes que estão retendo muito líquido e que já apresentam pés e pernas inchadas, ou para quem quer evitar que isso aconteça, aposte na Drenagem Linfática Manual. A técnica ajuda na redução do edema, favorecendo a circulação, aliviando a sensação de peso e cansaço.

– Prevenção de estrias: Hidratar é uma das maneiras de evitar que as estrias apareçam. Existem cremes específicos para gestação, e a ingestão de água e o controle de peso também ajudam a prevenir as temidas marcas.

 

Dentre os procedimentos que não devem ser realizados durante a gravidez:

– Peeling químico: O peeling realizado com ácidos é utilizado no rejuvenescimento cutâneo, no tratamento de acne e manchas, mas não é recomendado para gestantes. Como não há evidências conclusivas quanto à ação dos ácidos, orienta-se à gestante que não faça tais procedimentos estéticos.

– Rejuvenescimento com uso de toxina botulínica: A aplicação da toxina botulínica é utilizada para o rejuvenescimento através da paralisação dos músculos da face. Como não existem estudos nesse sentido, a regra é evitar tudo que se têm dúvidas, uma vez que a mulher fica mais predisposta à reações alérgicas nessa fase, e ainda por não haver evidências conclusivas quanto ao uso da toxina durante a gestação.

Catarine Padoveze destaca a importância fundamental do acompanhamento médico para que, sempre que houver qualquer dúvida sobre o que é ou não permitido neste período, a gestante possa sanar qualquer questão.

Clínica Catarine Padoveze
Rua Campos Sales,611 – Sala 11

Santo André – SP
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Telefone: (11) 4427-8591

Sobre o autor

Redação

Redação

Somos apaixonadas pela beleza – e acreditamos que essa beleza começa na ponta dos dedos!
Aqui você vai ver tudo sobre o que deixa a vida da gente mais bonita: moda, make, música, cosméticos, viagens, dicas, novidades e claro, esmaltes!
Sejam bem-vindas!

Comentários