Dicas

Meu esmalte decantou, e agora?

Escrito por Priscila Carriel

Se você tem alguns esmaltes em casa e costuma demorar um pouco para se desfazer deles ou usar o vidrinho todo com certeza o post de hoje será útil para sua vida esmaltísca, afinal quem nunca deu de cara com aquele esmalte que você babava horrores e que agora ele está lá com uma cor totalmente diferente? Ou então decantou tanto que você está até com nojinho de ver se está usável?

Pois é isso acontece frequentemente quando um esmalte fica um tempo parado e a não ser que ele já esteja vencido dá até pra dar um jeitinho. Coloquei aqui os principais problemas com esmaltes que recebo por email e vou falar um pouco sobre eles.

Mulher-assustada-com-a-pele A cara dessa moça da foto é para “ilustrar” nossa expressão ao dar de cara com um esmalte totalmente diferente do que você comprou hehehe

Diferente do que muitos pensam não são só os esmaltes nacionais ou baratos que decantam e perdem a qualidade, essa é uma característica dos pigmentos utilizados e pode variar de cor para cor.

ESMALTES DECANTADOS

O que é essa água suja no meu esmalte? Isso acontece por que os pigmentos mais pesados do esmalte acabam decantando no fundo do vidrinho e os mais leves ficam por cima formando essa camada estranha, como vocês podem ver nas fotos isso acontece com a maioria das marcas, se for um esmalte todo de glitter então, tem uma grande chance disso acontecer.

DSC01825

Mas não se desespere, na maioria das vezes basta chacoalhar o esmalte num movimento de rolinho com as mãos para os pigmentos se misturarem e você ter seu esmalte de volta, a maioria dos esmaltes importados tem algumas bolinhas de aço dentro do vidrinhos que facilitam muito essa mistura. Depois que misturei os lindos olha só como ficaram:

DSC01832 O único que não consegui dissolver muito bem foi o Ópera da Cora, mas no pincel a cor já estava normal.

ESMALTES QUE MUDAM DE COR

Chato também é quando você vai procurar aquele esmalte roxo e dá de cara com um cor de rosa safado no lugar do seu roxo, pois é algumas cores insistem em mudar de cor e percebo isso com os branquinhos com glitter e principalmente nos esmaltes roxos, eles adoram perder a cor. Isso pode acontecer pela má qualidade dos pigmentos ou até mesmo por terem ficado muito tempo em contato com a luz.

DSC01834

Na foto: Praticamente todos os meus esmaltes da blant colors mudaram um pouco sua cor original além de decantarem bastante também. O Cairo da Hits que eu já mostrei aqui está com o esmalte branco todo manchado pelo glitter, Já o Club da Impala é o vencedor da competição, acreditem que a cor dele era a mesma do detalhe roxo do rotúlo, apesar de ele ser velhinho é praticamente outro esmalte.

GUARDANDO OS ESMALTES

Para evitar os danos aos seus vidrinhos é bom guarda-los em local fechado, sem contato com a luz e de preferência deixe-os em pé assim você evita que os pigmentos se modifiquem com maior velocidade. Aproveito para mostrar uma foto dos lugarem onde estou guardando meus esmaltes, como são muitos estão por toda parte agora, prateleiras, gaveteiros, mas nenhum deles ainda é ideal, quero ver se ainda esse ano consigo um gaveteiro para guardar todos em um local só =)

 

page Socorro! Meus esmaltes estão me expulsando de casa.

Desculpem pelo post gigante. Para terminar quero dizer que as informações aqui não são técnicas e eu escrevi com base nas minhas experiências, se alguém souber mais alguma coisa a respeito pode entrar em contato que eu corrijo no post 😉

E você meninas percebem isso nos esmaltes de vocês?

Beijos

Sobre o autor

Priscila Carriel

Comentários